Historial




escstunis

Mais do que Música

A escstunis – Tuna Académica da Escola Superior de Comunicação Social – foi fundada a 16 de Dezembro de 1994 por três estudantes que procuravam outra forma de fazer Academia.

Este sonho nasceu do desejo de dar mais vida ao meio estudantil em que estavam inseridos através de um meio ímpar de comunicação – a Música. A amizade, o companheirismo e o espírito académico foram os pilares de construção da escstunis.

Somos uma tuna mista e, como tal, contamos atualmente com cerca de 45 elementos de ambos os sexos.
Ao longo dos anos tivemos a oportunidade de dar a conhecer o nosso repertório musical, que atualmente soma originais, adaptações e instrumentais. A presença da escstunis em Encontros, Festivais e Semanas Académicas por todo o país e além-fronteiras (Faro, Loulé, Coimbra, Mangualde, Vila de Rei, Vila Real, Fundão, Leiria, Ponta Delgada, Toronto,…) tem preenchido as páginas da História da Tuna e contribuído largamente para o nosso crescimento.

A 22 de março de 1997 organizámos pela primeira vez o Tuna M’Isto, um festival que conta com a participação de tunas mistas. Contando já com 20 edições consecutivas, este foi um marco relevante na evolução da escstunis, uma vez que desde então se procura dar a conhecer o melhor das tunas mistas em Portugal e no Mundo. Podemos afirmar que o Tuna M’Isto é um festival de tunas reconhecido no meio académico pela qualidade musical e convívio tunante.

Nestes 21 anos de tradição, aprendemos, criámos e melhorámos, sempre cientes das nossas características e objetivos. É a música, a amizade e a academia que ainda hoje nos motivam em cada desafio. Orgulhamo-nos das nossas raízes, evolução e História. O segredo está no empenho e na dedicação de muitos. A nossa herança está nos momentos que ficarão para sempre gravados na memória de um grupo de amigos chamado escstunis.