Nos passados dias 3 e 4 de junho voltámos a viver o nosso festival, pelo qual há muito ansiávamos… o Tuna M’Isto! E, para celebrar não só o nosso retorno, mas também a 24.ª edição no seu auge, trouxemos a Broadway a Benfica.

Na Noite de Serenatas, conhecida por muitos como uma noite de encantar, o Palácio Baldaya abriu as portas para receber os trinados das tunas convidadas ao luar. Nem mesmo os pingos de chuva nos fizeram parar!

E como há causas que fazem a diferença, este ano apoiamos a Ukrainian Refugees UAPT, uma organização que auxilia refugiados ucranianos através de ajuda humanitária, apoio jurídico e locais de alojamento. Nesse sentido, a totalidade do valor dos bilhetes desta noite reverteu para a causa, bem como os alimentos e bens essenciais recolhidos pela escstunis.

No dia 4 de junho, foi com a maior das alegrias que se retomou o festival mais esperado depois de três longos anos. Apesar de os anos de pausa, há coisas que nunca mudam: o Auditório Vítor Macieira voltou a ter os seus lugares todos preenchidos numa noite que prometia trazer um verdadeiro espetáculo na Broadway, tanto dentro como fora de palco.

Com os corações a palpitar e adereços, plumas e brilhantes a postos, estava tudo pronto para dar o melhor de si. A disputa pelo papel principal foi o ponto de partida para o desenrolar deste espetáculo. Desde a encenadora que muitas gotas de suor deitou para que tudo estivesse perfeito, à Cecília que tudo tinha para ser a protagonista, passando pelos bailarinos que passaram noites a fio a ensaiar e, chegando, claro, ao Alexander que queria ser o centro das atenções. Sem ninguém dar conta, surgiu uma estrela que passava despercebida entre os corredores: o varredor. O seu talento escondido, quando percebido por todos, foi a certeza de que não haveria alguém melhor para desempenhar o papel principal.

O cabelo estava no ponto e os figurinos a rigor. As tunas convidadas de tudo fizeram para estar à altura deste desafio: mostrar o seu lado mais Broadway nesta noite mágica. Nesta edição do Tuna M’Isto, as tunas a brilhar foram a MTA – Magna Tuna ApocalISCSPiana, a TUBA – Tuna Universitária de Belas-Artes, a Educatuna – Tuna Mista da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e a TMIST – Tuna Mista do Instituto Superior Técnico.

Depois das atuações, procedeu-se à tão esperada entrega de prémios, mais conhecidos por Tonis:

Melhor original – MTA
Melhor Serenata – TUBA
Melhor Pandeireta – TUBA
Melhor Estandarte – MTA
Melhor Solista – TUBA
Melhor Instrumental – TUBA
Melhor Adaptação – MTA
Melhor Arranjo Vocal – MTA
Melhor Tuna – MTA
Tuna Mais Tema – MTA
Tuna Mais Tuna – TUBA
Tuna do Público – Educatuna

Só resta agradecer a todos os que tornaram possível a realização deste festival: ESCS, IPL, apoios, parceiros, família e amigos, que colaboraram juntamente connosco para fazer da 24.º edição do Tuna M’Isto um sucesso. É com um sentimento gigante de concretização que, após 3 anos, foi possível regressar para fazer um espetáculo em grande e, ainda, apoiar causas que importam.

O 24.º Tuna M’Isto na Broadway encantou tudo e todos. Vemo-nos para o ano?